top of page

Diário do Davi 02 – exames de gravidez

  • Foto do escritor: Pedim Guimarães
    Pedim Guimarães
  • 23 de mar. de 2021
  • 6 min de leitura


Salve, pessoal, tudo bem?


Bom, vou apresentar uma mudança na estrutura dessa série do “Diário do Davi”. Antes de todo texto haverá uns diálogos dele comigo ou outras pessoas próximas, de dois a quatro momentos; além disso, os textos serão estruturados por assunto, nem sempre acontecerão em ordem cronológica da vida do Davi, por enquanto está correspondendo, contudo não espere esse formato.


Vamos lá, da semana:


Momento 01

Davi estava mostrando um tapete desmontável de letras, animais e números. Ele apontou a dois desenhos parecidos, disse que eram dois ursos:

- Pequeno é o Davi, o grande é você, papai.

- E o do pai é feio? – como todo inseguro de auto estima faz.

- Não, papai é grande e forte, como papai. – Lembram daquela insegurança que citei no texto anterior? Pois é. Morreu.


Momento 02

Eu tava falando sério com o Davi, antes de ele dormir, nisso ele desviando o assunto claramente:

- Davi, você tá mudando o assunto, né?

- É!

- Davi, olha...

- Papai, o Homem Aranha, leva pro escritório – cômodo da casa em que ficam uns bonecos meus, meu notebook, livros... – Boa noite, papai, te amo. – Fechou a porta na minha cara.


Exames durante a gravidez


Vou misturar com algumas colagens da internet para sanar eventuais dúvidas de pais de primeira viagem, sim, talvez numa crônica aqui você encontre algo que ajudará efetivamente na sua vida. Uau.


Uma vez eu li que a mulher ao descobrir a gravidez já se sente mãe, o pai somente ao pegar a criança. Considerem essa frase como mais recorrente ser um casal em que ambos querem conceber a criança. A genitora estabelece um elo afetivo, conversa, ela o sente em seu ventre e em seu coração, como se duas almas ocupassem o mesmo corpo. Alguns homens já entendem o “ser pai” logo na descoberta do teste. Não caiu a ficha? Tudo bem, haverá outros momentos para cair. Ao longo do texto comentarei quais.


Vamos pelo começo. Há dois testes mais confiáveis para confirmar uma gravidez: farmácia (urina) e laboratório (sangue). Digamos que o primeiro serve para saber se a mulher engravidou, o segundo além de confirmar isso, fornece o andamento da gestação. Por favor, evitem testes cheio de superstição, simpatia, e outras crendices infundadas, uma gravidez é algo muito sério. É uma vida nova que virá ao mundo. Esse é o primeiro momento em que a ficha do homem pode cair para a paternidade. Há muitos sites bons sobre esse tema de testes de gravidez e afins, se você ou alguém de sua confiança estiver passando por isso, vou indicar os que consultei ao escrever este texto. Foram esses aqui e aqui. Não precisa se fixar neles, há vários sites de confiança, para achar basta realizar uma simples pesquisa no Google.



Passada a etapa de saber se há gravidez. Normal, ao se confirmar, haver uns problemas, no meu caso houve algumas noites mal dormidas, um embrulho intermitente na barriga, fiquei com os nervos à flor da pele, que talvez eu tenha exagerado em alguns momentos, porra, só de me imaginar responsável por uma vida, logo eu que mal cuidava de mim, quanto mais de um ser indefeso! Bom, centrei as ideias, busquei pelo menos não exalar tanta insegurança assim. Prontifiquei-me a acompanhar em todos os exames. Não falo para me exibir, comento para que muito marmanjo tome vergonha na cara, por mais que não esteja com a buchuda, pô, pelo menos vê como ajudar a moça nessa etapa tão delicada. Você não é obrigado a amar para sempre a mãe dos seus filhos, todavia ela merece além de respeito, o amparo adequado, especialmente nessa etapa em que todo exame pode proporcionar um ataque de nervosismo para ambos.




Apesar de comentar alguns exames, procure um médico para acompanhar, ainda bem que temos um programa de saúde da família em Fortaleza muito bom nesse campo. Tanto que a mãe do Davi fez o acompanhamento pelo posto de saúde perto de onde morávamos, pelo Parque Araxá / Parquelândia. Apenas temos a elogiar o trabalho deles. Não sei se mudou, não sei em que época você está lendo esse texto, o Davi nasceu em 2017, então o atendimento começou em 2016. Não sei quando você estará lendo isso, se estiver ruim na época em que você estiver lendo, sinto muito. Uma das virtudes de se morar no Brasil é a saúde garantida a todo mundo, ela é precária? Sim, bastante deficitária, todavia ainda gratuita.


Apesar dos elogios ao nosso sistema saúde, digamos que ele atende a todos, entretanto não há apenas glórias, na verdade há poucas. Saúde, segurança pública e educação são temas sensíveis. Não é difícil associar caos ao definir a situação do serviço público. Há profissionais muito dedicados, porém há entraves e tudo mais, fora isso, anos de gestões que pareciam comprometidas com o sucateamento. Se você puder pagar um plano de saúde, opte por isso, não apenas durante o período gestacional, para sua vida mesmo. Pagar um plano de saúde é como seguro de carro, a gente considera caro pagar, porém quando se precisa, olha, você se dá conta que valeu cada centavo, a não ser que a avareza faça parte do seu estilo de vida. Conselho na moral para você: pague um plano de saúde.


Enrolei e não falei os exames. Bom, nas consultas rotineiras verificarão:

• O peso da gestante – por favor, quem estiver com uma grávida, se não partir dela a vontade de se alimentar de determinado jeito, tenha cuidado ao propor dietas ou ao proferir frases do tipo “você vai comer isso aí?”, grávidas podem se tornar assustadoras;

• A pressão sanguínea;

• Sinais de inchaço das pernas e dos pés – que é algo recorrente de mulher grávida;

• A altura uterina, medindo a barriga verticalmente – e à medida que a gestação ocorre aparece alguém para deduzir o sexo do bebê por pistas que a barriga fornece através de sua geometria, se for mais pontuda é menino, redonda é menina, algo assim;

• Os batimentos cardíacos fetais – cara, essa medição corresponde a outro momento em que a ficha pode cair. E se caírem lágrimas com a ficha, deixa rolar, é um momento sublime mesmo, afinal é manifestação sonora de um ser que vai nascer em breve, este ser é seu filho;

• Observar as mamas e ensinar o que se pode fazer para prepará-las para a amamentação;

• O boletim de vacina da mulher – cara, vou mandar uma real, esqueça essa baboseira de associar vacina a desenvolvimento de qualquer transtorno ou doença, esqueça. Oh aqui! Essa vertente começou por isso.


Um dos exames mais emocionantes é a ultrassonografia. Como se fosse um trailer do seu pequeno. Esse momento também pode propiciar queda de ficha para o pai. Nos primeiros meses se faz ultrassom intravaginal. Recomenda-se realizar um ultrassom por trimestre. Neste exame é possível detectar o sexo do bebê, além de determinar eventuais malformações. Há quatro tipos de modelos:

1. Intravaginal, só deve ser feito no início da gestação até as 11 semanas e algumas vezes serve para confirmar a gravidez no lugar do exame de sangue;

2. Morfológico: consiste num ultrassom com imagens mais detalhadas que o anterior, que permitem a avaliação do crescimento do bebê e o desenvolvimento dos seus órgãos;

3. 3D: tem imagens ainda melhores que o ultrassom morfológico e o fato de a imagem ser dada em 3D aumenta a nitidez. Com este tipo de ultrassom, é possível fazer um melhor rastreio de possíveis más-formações no bebê, já sendo também possível ver os traços do seu rosto;

4. 4D: é o ultrassom que combina a qualidade de imagem do 3D com os movimentos do bebê em tempo real. Assim, a sua imagem 3D em tempo real permite fazer uma análise detalhada os movimentos do bebê. Tanto o Ultrassom em 3D como o Ultrassom em 4D devem ser realizados entre as semanas 26 e 29


O Davi possui uma história bacana, marcamos um exame, durante o procedimento, o cidadão na barriga cruzou as pernas, não desfez durante toda a consulta. Tivemos que marcar um outro exame para conseguir. Esse parágrafo proporcionou algumas tirinhas. Lá vão a seguir:



Esse estilo era da "primeira safra" hehe

Não se espante com a quantidade de exames de sangue, em especial se forem pedidos alguns como de urina e fezes. Não morra de ansiedade, sobreviva, irmão (ã), você precisa ler meu blog e viver sua jornada, principalmente para conhecer e curtir seu filho ou sua filha, ou gêmeos, captou a ideia, né?




E o último momento em que pode cair a ficha é na hora do nascimento. Mesmo o pai estando longe, quando o parto termina e alguém envia uma mensagem com “nasceu”, ele daria tudo para estar ali. A hora do nascimento é o momento em que o pai se emociona mais, até os machões sem glândulas lacrimais, como eu, tendem a secretar uma água salgada nessa hora. Infelizmente para alguns a ficha nunca cai, acaba caindo para outro homem, ou uma mulher, às vezes a mãe cria o filho só, desempenha papel de pai e mãe. Vamos falar de nascimento no próximo texto, ou não.


Você ficará muito assim na sala de espera do consultório e afins

Obrigado por ler até aqui,


Abraço caloroso,


Paz


Comments


bottom of page