top of page

Jason David Frank (1973 - 2022) - o melhor Power Ranger

Foto do escritor: Pedim GuimarãesPedim Guimarães

Lembro quando estreou Power Rangers, não sou mais tão novo assim, afinal. O seriado foi uma das armas da Rede Globo contra a ascensão de audiência dos pequenos da finada TV Manchete, a emissora dos fãs da cultura japonesa, animes renomados foram exibidas nesse saudoso canal televiso. A Rede Globo comprou os direitos de exibição, não titubeou em transmitir.



O prestígio de Power Rangers era disputado com Cavaleiros do Zodíaco – que acho paia, só pra contar #prontofalei , e não se doa com isso, o desenho não tem essa qualidade toda, praticamente só teve sucesso no Brasil, e digo mais: por causa dos bonecos. Voltando aos Power Rangers, a série é uma versão americana de um Super Sentai (franquia japonesa de seriados voltados ao público infanto-juvenil cuja premissa básica é a de um grupo de geralmente 5 heróis que ganham poderes especiais, cada um traja determinada cor, possuem armas mágicas e robôs gigantes para combater ameaças alienígenas ou da Terra) chamado Kyouryu Sentai, tradução Esquadrão Dinossauro Zyuranger. No Brasil começou a ser exibida em 1994, pela Globo. De cara fez sucesso com a molecada. A abertura já cativa pelo riff pesado e solo que dá vontade de cantar junto (GO GO POWER RANGERS). Clica aqui você ver e cantar junto.


Jason David Franck (JDF) participou da 1ª temporada como o Sexto Ranger, o verde. Era algo não muito comum haver um personagem que ingressa à equipe original no decorrer da trama. Inicialmente vilão, Tommy Oliver – personagem de JDF, desce o braço nos cinco rangers originais, a chinela canta, o Ranger Rede tem um robô massa, o Dragonzord – chamado por uma música numa flauta (som era mais ou menos assim: PAM RAMRAM RAMRAMRAM).


PAM RAMRAM RAMRAMRAM

O bicho saia da água para cair na porrada

Tamanho era o carisma do personagem que os pivetes não disputavam para ver quem seria o Ranger Vermelho (cor dos líderes das equipes de Super Sentai), a confusão era para ver quem seria o Ranger Verde, uma celeuma regada a pontapé e socos com pitadas de grito e choro.


JDF participou de 6 séries da franquia, vestiu uniformes de 4 cores diferentes (verde, branco, vermelho e preto). Era faixa preta 8º dan em Karatê, faixa roxa em Brazilian Jiu-jitsu, além de praticar MMA, wrestling, Kickboxing e Boxe regularmente. Inspirou vários moleques da época a praticar artes marciais, como ele fora motivado a treinar ao ver os filmes de Jean-Claude Van Damme – que usa os iniciais JCVD, coincidência? Creio que não. Ah, houve um desentendimento entre JDF e JCVD durante a estreia do primeiro longa-metragem dos Power Rangers, Jason alegou que Van Damme foi esnobe, em 2010 até tentou marcar uma luta contra o antigo ídolo, não rolou, quase saíram na mão em um evento. Jason era muito carismático, participava de vários eventos feitos por fãs, abraçou a série e seus fãs como nenhum outro ator ou atriz que já tenha passado por ela. Era o melhor ranger, que se redimiu do começo ruim. Oh uma prova do carisma:


Comic Con Bruxelas 2018


Herói de infância - Por @paulocescon

A vida toda, eu sempre o admirei por ser um Power Ranger e por todas as coisas incríveis que um Power Ranger faz!!! Eles são heróis e representam tudo que há de melhor na humanidade, são mais do que entretenimento, são ícones, símbolos, inspiração e muito mais!!! Apesar disso tudo, eu sempre soube que eram apenas personagens ficcionais e os atores eram pagos para fingir aquilo... Mas a minha admiração por ele cresceu tanto depois desse dia, um dos dias mais felizes da minha vida, quando realizei o sonho de conhecê-lo e vi que não era fingimento!!! Ele era um herói de verdade, mesmo sem os poderes, ele era ainda mais heróico do que o personagem e não consigo aceitar que ele morreu. Eu já perdi pessoas bem mais importantes para mim e parece ridículo chorar por alguém tão distante, mas chorei... Chorei a noite quando fui ao banheiro, tive uma noite horrível porque tenho uma figurinha do Power Rangers na cabeceira da cama que sempre me alegrava, tenho o costume de olhar para ela toda vez que viro para me arrumar e dessa vez, eu fiquei triste!!! Ele era tão humilde, mas tão humilde mesmo!!! Essa notícia me quebrou e não dá para explicar o quanto fiquei abalado!!! Eu sou apenas um fã e ele era a celebridade, mas por algum motivo ele agia como se fosse o contrário!!! E eu, um tolo sonhador, achei que um dia poderia trabalhar com ele nos meus filmes!!! Tinha planos na minha cabeça de que eu o convidaria para uma participação nos meus projetos de HQ e filmes, mas infelizmente... Eram apenas sonhos e ele morreu sem saber o quanto me fez feliz. #ripjdf #powerrangers #jdf #oncearangeralwaysaranger


Durante as insônias, que não foram poucas, vi muitos episódios de Power Rangers (além de Simpson, Futurama, Family Guy, American Dad e Tom e Jerry). Vi muitas temporadas, porém de forma desorganizada, entretanto tive sorte de assistir a episódios emblemáticos como o encontro dos Rangers de cor vermelha e o encontro das equipes em um episódio comemorativo, adivinha quem lidera o grupo? Sim, ele. Eu gostava das coreografias das lutas, os atores eram escolhidos também por experiência marcial. Outra característica bacana da série são os robôs, cada zord massa, bicho. Fiquei feliz pelo pequeno gostar da série, comprei um Megazord para ele (chamado de Megazord feio) da HASBRO, modelo de peça única.


Megazord feio

Por sinal, para quem se interessa pelo tema brinquedos antigos, há um documentário fantástico na NETFLIX, Brinquedos que Marcam Época, sobre o assunto, um capítulo dedicado aos Power Rangers, que continua a vender bem seus produtos, até trabalharam numa compatibilidade entre os zords de forma que é possível agrupar robôs de várias temporadas diferentes e formar um Megazord único. Para falar mais do seriado, há episódios sobre LEGO, STAR WARS, Tartaruga Ninja, destaque para o da Barbie, sensacional.


Chamada do documentário

Jason passava por turbulências em sua vida: o término de relacionamento, a perda precoce de uma enteada e disputa judicial pela guarda de um enteado, JDF teve depressão profunda. Após uma briga com sua esposa, decidiu encurtar sua jornada neste plano. Deixou 4 filhos e milhares de fãs pelo planeta. Que seu legado ainda inspire muitos. É hora de morfar.





Comments


bottom of page