top of page

Shining Force

  • Foto do escritor: Pedim Guimarães
    Pedim Guimarães
  • 17 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Domingo de manhã não era dia de acordar tarde para mim e meu irmão. Cedo a gente se levantava para jogar algum game alugado na sexta. Além de passar o sábado, domingo também era dia de se debruçar nas aventuras eletrônicas. Jogamos vários de ação (plataforma, luta, beat-em up...) E um número considerável de RPG, gênero do jogo da imagem: Shining Force 1.

O sistema de batalhas se baseia em rodadas, cada personagem se move no seu turno, além de se deslocar pelo cenário, os bonecos podem desempenhar ações (atacar, lançar feitiço, usar item ou vasculhar a área). Cada boneco pertence a uma classe, que determina suas habilidades, quais equipamentos usar e que tipo de feitiços usar - no caso de feiticeiros, magos, clérigos e monges. Os objetivos da batalha são eliminar o líder inimigo, eliminar todos inimigos ou ir a um ponto específico do mapa.

Na cena temos Max, protagonista do jogo, atacando um inimigo genérico. Sinopse: Max é enviado numa missão para impedir Kane, maligno comandante das hordas de Runefaust, de ressuscitar Dark Dragon, um ser nefasto muito poderoso. Durante o caminho, Max recruta aliados (centauros, arqueiros, magos, curandeiros, anões e alguns bichos).

O jogo cativou muito a gente. Jogamos outros os títulos da série Shining Force - 02, the holy ark e 03 (esses dois últimos desenvolvidos para o Sega Saturn, não compramos o PlayStation na época para podermos jogar o nosso tão esperado Shining Force 3).

Há uns anos, meu irmão disse que há um canal do Youtube especializado em #retrogames , fui conferir e acabei fazendo maratona do Youtuber. Vi-o finalizar o S.F. 01, bem como o 03 - que foi dividido em três partes, porém apenas a parte 1 foi lançada nos EUA, falência da empresa, nós jogamos apenas a versão americana, portanto não sabíamos do desfecho da saga. Foi emocionante, após quase vinte anos ver o final de uma epopéia empolgante para dois pequenos que adoravam passar seus finais de semana em aventuras de mundos mirabolantes. Talvez eu tenha cortado cebolas no último vídeo. 🔪 🧅 😭

Acho que nossa paixão por #rpg nos levou a gostar tanto de Senhor dos Anéis, mas isso fica para outro texto.

コメント


bottom of page