top of page

Top 10 versões mais marcantes do Homem Aranha

Foto do escritor: Pedim GuimarãesPedim Guimarães




E aí, pessoal, tudo bem?


Esse top 10 é meu, possivelmente você pode discordar, e é normal. Citei as versões que mais me marcaram, seja de forma positiva ou negativa, numa escala em que começa numa versão famosa, porém que me desagrada; até chegar nas demais versões que amo, e no topo estará a minha favorita. Como sempre destituído de um “critério técnico”. Aproveito para homenagear um amigo meu que inspirou a fazer essa lista, pensei em você, abraço. Lá vai:


10. Aranha do Trio com Homem de Gelo e Flama:


Trata-se de uma versão animada. Confesso que apenas citei esse para entregar minha idade. E esse é tosco, porra, o dos anos sessenta, tinha um carisma, virou meme, eu mesmo me comuniquei apenas usando os memes dele por muito tempo, desculpa se você falava comigo nessa época, eu adorava, pensei que era legal. Homem-Aranha e seus Incríveis amigos era daquele período sem lei e bom senso chamado anos oitenta. Fizeram essa obra confusa, mas, bicho, é o Homem Aranha, né? O abestado aqui assistia. Só há dois motivos para ver atualmente: 1. Você já não é novinho, né? Quer reviver a infância. 2. Para procurar alguma passagem para tirar onda.


Sério, oh a falta de noção

09. Tobey Maguire:


Versão vivida pelo ator. Sim, um tapa em você, fã desse cidadão. Achei a trilogia dele um lixo, em termos de “você me fez odiar uma das minhas franquias favoritas” só perde para X-Men, cujo único longa que se salva é o Logan, entretanto isso fica para outro texto. Tobey interpreta um Peter Paker bobo, você até pode enxergar isso como carisma, vejo como insulto ao legado de Peter Parker. Sua atuação caricata é criticada por alguns fãs como eu, com suas caras e bocas peculiares, isso proporcionou gerar alguns memes na internet. Sam Raimi, diretor da trilogia que muitos fãs aclamam como excelente, conta com obras incríveis. Como diretor dirigiu a série de filmes do Evil Dead, que consta nos anais do cinema como um dos melhores filmes de terror-comédia já produzidos. Produziu Xena, todavia cometeu um sacrilégio com o aracnídeo, o amigo da vizinhança, ao destituí-lo de sua principal característica: o sarcasmo. Enquanto que Peter corresponde ao estudante brilhante e tímido, alvo frequente das brincadeiras de seu rival Flash Thompson; o Homem Aranha é cheio de si, transborda arrogância, não hesito em declarar que muitos de seus inimigos ficam atordoados com as provocações desconcertantes do cabeça de teia. Me desculpe se seu primeiro contato com o Aranha foi com essa série de filme, você o acha bacana por motivos nostálgicos, talvez por ser a primeira concepção do sobrinho da Tia May que você teve, por isso talvez você não esteja disposto a mudar de ideia, inclusive isso configura que você está ficando ranzinza e não propício a mudança, quer ver? Proponho um exercício de visualização: pense em um herói falastrão, cheio de piadinhas com seus inimigos e consigo, ele bate e ofende, um personagem que às vezes fica sem teia e fica desesperado, cuja identidade secreta apresenta comportamento inseguro, tímido, introvertido; o oposto do herói de Nova Iorque. Agora você acha que essa sua imagem condiz com a do filme? Minha indignação reside na descaraterização do personagem, nada mais. Também não curto a ambientação do filme, fotografia. Você, caro fã do Tobey, pode achar maravilhoso, contudo acho que não se harmoniza com a proposta do herói e tentarei explicar com um exemplo: imagina um filme do Batman cheio de cores e luz, pronto, você entende o que sinto.

Achou ruim? Vai chorar? É só um filme, cara, calma!

Ah, por falar nisso, fica na dúvida como diferenciar sarcasmo com ironia? Oh essa frase do escritor contemporâneo brasileiro Gabito Nunes:

“Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo.”


olha o meme aí, galera

outro meme

sério, mais um

Aí vemos toda a "ginga moleque" do Tobey


"Então me ajude a segurar... essa barra que é gostar de você... Então me ajude a segurar... essa barra que é gostar de você...yeh Didididiê Didididiê ê Didididiê"


08. Andrew Garfield:

Versão vivida pelo ator. Cara, não tem muito o que falar, considerei uma evolução, juro que não é para irritar os fãs do Tobey. As coreografias do filme me agradaram, como também aquela movimentação acrobática do herói. Acho que ele tem um aspecto muito descolado para ser o Peter Parker, além disso, a fotografia do filme me pareceu em conformidade com a proposta do teioso. Houve alguns pontos do roteiro que poderia melhorar, mas não comentarei, afinal, o mérito do Andrew, nessa lista, é não ser o Tobey. Desculpa, não tem o que falar.


07. Aranha Noir:



Versão animada e presente em uma HQ. Sim, essa versão escolhi para me exibir, pode me julgar. Se você viu Aranhaverso (Spiderverse) entederá, se não viu, veja após terminar esse texto, mas não se preocupe, pois tentarei não alongar muito.

Essa versão pertence a um universo paralelo ao das histórias da Marvel, para começar se passa em 1933. Peter Parker foi criado por seu tio e tia, Ben e May Parker, durante a Grande Depressão. E achei uma definição perfeita nesse site aqui, ela diz:

“O universo Noir coloca Peter Parker em um cenário totalmente subversivo, explorando seus personagens coadjuvantes e inimigos conhecidos pelo público há muitos anos de maneira diferenciada, com mais fraquezas do que virtudes, em um verdadeiro amálgama de referências do Aranha.”

E o que há de tão especial? Ver uma ótica diferente do aracnídeo, com toda aquela atmosfera sombria. Lembra da citação que fiz sobre o Batman? Vou usar o Morcego mais uma vez. Imagina um Homem Aranha no meio daquele filme do Batman do Tim Burton, ou um Aranha na época do Peaky Blinders (a propósito, que série maravilhosa, recado a você, meu nobre, que compartilha frases em que há Tommy Shelby, protagonista da série, e nem sabe o porquê, veja, dica boa).

Outro bom motivo para você dar uma chance ao filme Aranhaverso: Nicolas Cage dá voz ao personagem Homem Aranha Noir.


Capa e contra capa da HQ


06. Tom Holland:

Versão do ator. Eu gosto do garoto, principalmente depois de ele ter arrasado fazendo uma performance da Rihanna no programa “Lip Sync” – um show americano em que chamam dois famosos para fingir que cantam artistas famosos, cada um faz dois shows, um só com a roupa do corpo mesmo e o outro com uma produção babado!!! Além de preservar a fase do Peter Parker no ensino médio, o ator tem um aspecto juvenil. Tom Holland manda muito bem nas acrobacias, estilo Stephen Amell – o ator que deu vida ao Arqueiro Verde no seriado que começa bom, fica paia e dizem que melhora, mas fiquei com preguiça de ver: Arrow.

Tentei gostar da sua série, cara

Olha, a participação dele no "Capitão América: Guerra Civil" foi sensacional! Porra, ali é o cabeça de teia da galera, dando porrada, fazendo zoeira, sobretudo ao subtrair o escudo do paladino da liberdade ianque, em miúdos, o menino roubou o redondo do Capitão América. Folgado? Sim, como o sobrinho da May deve ser. Adorei os filmes dele. Real! Papo sério. O Tom tem um aspecto adequado para encarnar o Peter, além de ser um exímio acrobata, transborda carisma, como eu não gostaria? A escolha dos atores da Mary Jane e do Flash deve ter deixado os fãs mais ortodoxos irritados, no entanto achei de boa. Aprovei a decisão por usar o Mistério como vilão. Enfim, muito bacana.



Sente a audácia do cidadão!



05. Aranha do Aranhaverso (Spiderverse):


Versão animada, longa-metragem. Eu já recomendei esse filme, irei de novo: veja esse filme! Esse Peter Parker, aliás Peter B Parker - ele usa o seu nome do meio, está mais velho, conta com vinte anos de combate ao crime, fora de forma, alguns problemas financeiros e sentimentais. Ao vê-lo já se percebe o cansaço do personagem, tanto por atuar como vigilante, como por ter que trabalhar para pagar as contas. O visual bem bacana do moletom e jaqueta confere um charme ao personagem. Temos agora um contraste entre o Peter vivido no item anterior e este, que é um Aranha mais experiente. Peter B Parker se torna o tutor de Miles Morales, e daí o filme se desenrola. Não vou contar muito, afinal tá mais fácil vocês verem esse filme do que quatro temporadas de vinte e tantos episódios do Ultimate Spiderman. Chama alguém legal para ver juntinho com você, se estiver longe, chama no discord, não sei como faz, mas uns amigos assistem em grupo on line.

Peter B Parker como mestre do Miles Morales

04. Ultimate Spider-Man:


Versão animada, rendeu uma série grande! Sim, estou falando da série animada que durou de 2012 a 2017. Sim, aquela do canal Disney XD. Sim, voltada para criança, eu sei, eu até via Ben 10 uma época. Não, eu vejo bem antes do Davi. Enfim, eu gosto de desenho, cara! Desses mais bobos aos mais ofensivos como os clássicos Simpsons, Família da Pesada e South Park, e por falar em desenhos adultos, tem um bem interessante chamado Paradise Police, porém vá esperando o pior. É um desenho muito escrachado, por muitas vezes escatológico de forma desnecessária, por que não dizer até condenável em alguns momentos. Após essa digressão, vamos retornar ao que interessa, né? Esse Peter Parker possui uma idade entre 16 a 19 anos, recém saído do que corresponde ao ensino médio, está atuando como amigo da vizinhança há cerca de um ano, quando um cara foda recruta o aracnídeo. Sabe quem? Nick Fury! Sim, Nick Fury, o dono da porra toda da S.H.I.E.L.D. Fury convoca-o para um programa experimental de treinamento para novos mascarados combatentes do crime. Também participam do programa de treinamento quatro outros heróis novatos da mesma faixa de idade, são: Ava Ayala (Tigresa Branca), Danny Rand (Punho de Ferro – por sinal bem melhor que a versão do seriado da Netflix), Luke Cage (Power Man), e Sam Alexander (Nova – um herói massa que a Marvel não explorou ainda, porra, Marvel!).


Luke Cage, Tigresa Branca, Aranha, Punho de Ferro e Nova

Os membros do grupo, nas suas identidades civis, passam então a frequentar o colégio de Parker ("Midtown High" na cidade de Nova York), sob a vigilância do agente Phil Coulson da S.H.I.E.L.D., que se passa pelo diretor da escola. A rotina dos adolescentes na escola se mistura então com sessões de treinamento na fortaleza aérea da S.H.I.E.L.D ("Helicarrier") e missões atribuídas ao grupo por Fury. Além disso, as primeiras temporadas possuem algo peculiar, que são uns momentos em que se passa na mente do Peter Parker, então o traço do desenho muda, ficando com gráfico fofos, uns momentos bem bestinha, porém engraçado.


Aranha explicando o plano contra Electro

Festa da galera

A série é recheada de participações especiais: Deadpool (um dos meus heróis favoritos), Thor (um dos melhores da série!), Wolverine, Capitão América, Hulk, Guardiões da Galaxia... Olha, a última temporada se chama Versus Sexteto Sinistro, os produtores dedicaram uma temporada aos seis vilões que se uniram para derrotar o amigo da vizinhança. Essa última temporada é magnifica, pois há muitos elementos para agradar os fãs de longa data, tais como: Saga dos simbiontes, Aranhaverso (retomando a temporada anterior a essa) e ainda mostra um novo sexteto sinistro.

Resumindo tudo isso: Aranha como agente da S.H.I.E.L.D., foda-se

Rolou até um Aranhaverso
Olha olha olha!!!

03. Aranha do desenho clássico anos 60:

Cara, ele é maravilhoso. Foi meu dialeto virtual por muito tempo. Eu ria por muito tempo dessas idiotices. A animação proporcionou muito material para elaboração de memes, vou relembrar alguns com vocês.


Esse se usa quando quiser falar "ok"

Esse meme se usa quando você quiser mostrar que duas coisas são iguais, tipo extremismo político







E o que tenho para falar é isso, era tosco, porém divertido.


02. Aranha desenho dos anos 1990:

Falo agora da série aclamada "Spider-Man: The Animated Series" que durou de 1994 a 1998. Stan Lee (criador do Homem-Aranha) trabalhou na animação; atuou como produtor executivo, revisor e consultor das histórias. Tinha como sair ruim? É muito foda! Ficou bem alinhado ao que se via nas histórias em quadrinhos.

Quase todos os grandes vilões do aracnídeo (Duende Verde, Venom, Mysterio, Doutor Octopus, Abutre, entre outros) apareceram na série. Outros personagens da Marvel como Capitão América, Justiceiro, Blade, Homem de Ferro, Demolidor, os X-Men e a S.H.I.E.L.D. também apareceram. E você achando que unir heróis era algo novo, sabe de nada, inocente.

Um dado para enriquecer seu dia : Por muitos anos, a série foi a segunda mais longa da Marvel, depois de X-Men, bem como a série mais longa duração do Homem-Aranha (até Ultimate Spider-Man superar seu recorde em 2015).

Ah, houve um Aranhaverso nessa série.


01. Aranha da HQ:


Esse é o puro sangue, meu chapa. O amigo da vizinhança, cabeça de teia, teioso, sobrinho da Tia May, entre outras alcunhas aracnídeas.

Foi de estudante a repórter, de tímido ao namorador casado com Mary Jane – ela o chamava de Tigrão, inclusive.


Esse cidadão passou por muita barra pesada. Sente o drama:


Perdeu o tio Ben - O herói ainda sofre muito pela morte do Tio, a ponto de ser recorrente as passagens em que o herói se pega repetindo mentalmente a frase do finado parente "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades".


Uma das mortes que mais marcou um personagem de HQ

Perdeu e a namorada Gwen Stacy, vista como o grande amor do Cabeça de Teia


Outra tragédia que deixou o amigo da vizinhança cheio de problemas

Já usou a manopla do infinito para derrubar o Thanos no soco. E você achando que o Tony Stark foi bichão, aiaiai, seu juvenil.


Vai comendo Thanos

Passou por um momento em que se cogitou que era um clone, estou falando da Saga dos Clones.

Uma saga boa, porém meio confusa

Passou por um grande dilema durante o evento Guerra Civil - teve que escolher se ficava do lado do Homem de Ferro ou do Capitão América. Optou por se aliar a Tony Stark, eis o que ocorreu: com objetivo de influenciar os heróis que estavam ao lado do Capitão América, Tony Stark faz uma conferência de imprensa, convida o Homem-Aranha a revelar a sua identidade, até então secreta.

Homem-Aranha a revela a sua identidade, Eita, John Jonah Jameson

Como se tornou apadrinhado pelo Homem de Ferro, este desenvolveu melhorias tecnológicas para o Aracnídeo, que foram utilizadas numa luta repleta de porrada sincera contra o Capitão América. Olha, o Aranha só venceu por causa dessas melhorias contidas no traje, se não fosse isso teria levado um sabacu do Paladino Americano. Passado um tempo, Peter reflete sobre sua escolha, decide mudar de lado. Peter Parker apela ao bom senso de Tony Stark, dizendo que toda essa confusão precisa parar. Tony fica muito puto com Peter por este ter mudado de lado, ou seja, se aliado ao Capitão América. Homem de Ferro e Homem Aranha travam um combate, mas Peter leva uma surra, então tem que fugir e se esconder nos esgotos, pois ficou muito prejudicado. Frank Castle (Justiceiro) encontrou Peter Parker e o levou para a equipe do Capitão, sim, o aracnídeo estava destruído. Olha como dá dó na imagem:



Tem vilões perturbadores como Kraven – para quem não pegou a referência estou me referindo a história “Última Caçada de Kraven”.

Nessa época o uniforme preto era o traje do cabeça de teia

Esse Peter Parker pode sofrer, mas ainda assim mantém aquilo que me fez ser fã: continuar tirando onda sempre, afinal a vida já é dura, e a brincadeira deixa o dia mais leve. Isso esse aracnídeo me ensinou, dessa forma você está exercendo um grande poder, que é a capacidade de deixar o seu dia e o dos que lhe cercam mais leve, mais feliz; e isso é uma grande habilidade que temos, e, portanto, uma grande responsabilidade segundo o adágio do Tio Ben. Devemos sempre usar esse poder, não obstante estejamos quebrados por dentro devemos ter um sorriso no rosto. Sim, como se canta na música The show must go on do Queen:


Bom, acho que me empolguei, saiu um texto grandão de novo. O que achou da lista? Acha que deixei de contemplar alguma versão? Gostou, mas mudaria a ordem?



Aquele abraço pra você,


Paz




1 Comment


Isys Landim
Isys Landim
Apr 04, 2021

Digno de fazer um ZIG no Omelete hahha

Like
bottom of page