
A jornada de mil milhas começa com um passo
Recentemente vi uma imagem dessas que aborda sobre começar algo tarde, assim:
“Você está com medo de fazer um curso de 4 anos pois já tem 28 e quando terminar vai estar com 32. Mas, fazendo o curso ou não, daqui a 4 anos você vai ter 32 do mesmo jeito. ”
Estou um pouco mais velho do que essas idades comentadas, bom... comecei a pensar nisso. De fato, o tempo corre apenas para frente, se fizer algo ou não, o presente já virou passado, o futuro em breve se tornará presente, portanto, em seguida, passado. O ano começa, a gente pisca, já tá tocando a música da Simone “Então é Natal, e o que você fez?” . E o que a gente faz mesmo? E os planos traçados no ano anterior? Assim o tempo corre apenas para frente. Bom, pelo menos com nossa tecnologia atual a gente não pode voltar ao passado para corrigir o presente. Pelo menos até a escrita deste colóquio.
Eu mesmo já me privei de algumas atividades minhas por me achar velho – segundo uma tia minha, eu me acho desde os cinco anos, ela perguntou minha idade, eu disse que tinha cinco anos, ela falou que eu estava velho, dias depois eu fui contar algo que ocorrera na escola “tia, esse meu amigo é velho que nem eu...”. bom, dentre as atividades que achei estava velho demais: escrever, começar uma nova arte marcial, estudar música e desenhar, ainda morro de vergonha de exibir desenhos, ainda mais com os amigos talentosos que possuo, na verdade eu tenho uma insegurança grande para exibir tudo o que produzo, minha meta está mais para não estar ruim do que ser elogiado. Quando mostro algo já observo a reação da pessoa, se ela entendeu o que quis transmitir.
E a gente se priva de realizar algo bacana por se achar velho demais, como eu aos cinco anos, ou que vai demandar muito tempo, claro, muitas vezes falta tempo, a gente tem que trabalhar pra caramba, garantir nossa sobrevivência, não é? Ou então demanda recursos, que podem comprometer o orçamento mensal, no geral tá todo mundo meio lascado mesmo, não é? Darei uma dica: muito conteúdo bacana está disponível de forma gratuita na internet: idiomas, artes, esportes, culinária... louvado seja o Youtube!!!
Eis que a aparece esse aforismo oriental: “Uma jornada de mil milhas começa com um passo. ” Começar algo é sempre o mais árduo, quebrar a homeostase, reconhecer o nível de aprendiz, haja humildade, paciência e perseverança. Aprender é difícil, daí você descobre que aprender é fácil, praticar é difícil; aí praticar é fácil, persistir é difícil; persistir é fácil, assimilar é difícil; assimilar é fácil, incorporar é difícil; incorporar é fácil, adequar é difícil; assim segue o aprendizado.
Então comece algo se você tem vontade
Comments