
Um dos símbolos famosos do Egito antigo, o olho de Hórus desperta fascínio, assim como curiosidade, mas o que ele significa? Qual sua história? Leia abaixo um pouco sobre ele.
Afinal quem é Hórus?
“Hórus, filho de Ísis que na mitologia egípcia trava uma verdadeira batalha contra seu tio Seth, para vingar a morte de seu pai Osíris. Ele é um dos deuses mais importantes do panteão egípcio. Geralmente é representado tanto como um falcão ou como um homem com cabeça de falcão.”

Uma pedra erguida datada de 1400 a.C. (hoje guardada no Museu do Louvre), contem este hino sobre ele:
“Oh benevolente Ísis / que protegeu o seu irmão Osíris, / que procurou por ele incansavelmente, / que atravessou o país enlutada, / e nunca descansou antes de tê-lo encontrado. / Ela, que lhe proporcionou sombra com suas calças / e lhe deu ar com suas penas, / que se alegrou e levou o seu irmão para casa. / Ela, que reviveu o que, para o desesperançado, estava morto, / que recebeu a sua semente e concebeu um herdeiro, / e que o alimentou na solidão, / enquanto ninguém sabia quem era...”
E por que essa admiração ao seu olho?


“O Olho de Hórus ou UTCHAT (UEDJAT) é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteção e poder, relacionado ao deus Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas. Os egípcios utilizavam vários amuletos protetores, tanto em vida quanto em suas múmias. Entre os mais antigos encontra-se o Olho UEDJAT que já aparece no Antigo Império (2575 a 2134 a.C.) e é um dos mais comuns em todos os períodos da história egípcia. Ele simboliza o olho do falcão, isto é, de Hórus, o qual foi perdido durante sua luta contra o deus Seth, que o fracionou em 64 partes. ” (PLANETA ESOTÉRICO)

Outra citação bem pertinente sobre:
“Denominado também de "UDJAT" (olho direito) e "WEDJAT" (olho esquerdo), que significa "olho inteiro", o olho de Hórus na mitologia egípcia, é um símbolo sagrado que representa o sol (olho direito) e a lua (olho esquerdo), enquanto os dois olhos juntos (UDJAT/WEDJAT), simbolizam todo o Universo e também as forças da luz. Esse conceito, aproxima-se bastante do símbolo do Tao, Yin e Yang, em que um é o sol, o outro a lua e juntos, formas as forças de tudo o que existe no universo. Hórus era considerado "Deus dos céus", filho de Osíris e de Ísis, e possuía cabeça de falcão. O Olho de Hórus tornou-se um amuleto de sorte muito usado. A simbologia da sorte presente neste amuleto que afasta o mal, advém da lenda egípcia que conta que ele, para vingar a morte de seu pai, enfrenta Seth, o Deus do Caos; e, como consequência dessa luta, Hórus, perde o olho esquerdo, que por sua vez fora substituído por um amuleto de serpente. Por esse motivo, o olho de Hórus, tornou-se um símbolo de proteção e força, talvez o mais conhecido e utilizado no Egito, usado para conceder poderes curativos. Não obstante, para os egípcios, o olho era o espelho da alma, e possuía poderes mágicos contra o mau olhado e as forças do mal.” (DICIONÁRIO DE SÍMBOLOS)
Mas as curiosidades não param por aí, o antigo povo egípcio sabia mais do que aparentava, além do simbolismo, o Olho de Hórus representa outra particularidade: a glândula pineal, que fica no centro do cérebro.
“As semelhanças não são apenas estranhas - são exatas. No entanto, isto é visto apenas como uma coincidência, porque no pensamento moderno supõe-se que os egípcios não teriam esse tipo de conhecimento. É óbvio que estamos errados! O Olho de Hórus também foi dividido em seis componentes básicos, cada um representando um sentido diferente: Olfato, tato, paladar, audição, visão e pensamento. O Tálamo é a parte do cérebro humano que traduz todos os sinais dos nossos sentidos.” (ESTAÇÃO FRATERNA FRANCISCO DE ASSIS)

Sabiamente os egípcios ainda foram além:
“Ele simboliza o olho do falcão, isto é, de Hórus, o qual foi perdido durante sua luta contra o deus Seth, que o fracionou em 64 partes. Cada um dos elementos do Olho, ou seja, a sobrancelha, a pupila, etc., serviam para formar uma fração do sistema numérico dos egípcios. Todos os pedaços reunidos formavam o Uedjat intacto, o número inteiro, a unidade recuperada e, por efeitos mágicos, o amuleto proporcionava a integridade física e a valentia do corpo. O Olho de Hórus foi e ainda é utilizado como amuleto de cura e proteção (pela fantástica história da sua restauração). Também era usado como medida médica, usando as proporções matemáticas do olho para determinar as proporções dos ingredientes na preparação de medicamentos. Além disso ,o olho refeito de Hórus, traduzido pela palavra “Uadjat” cujo significado é “o olho inteiro” (ileso, são), passou a servir como um símbolo taquigráfico de medida farmacêutica, com suas partes representando frações múltiplas de 1/64. No Antigo Egito, misturas das mais diversas substâncias para o preparo de medicamentos deveriam ser compostas habitualmente por 64 frações, ou 64 partes do Uedjat, o que completaria o olho inteiro. Metaforicamente, assim como o Olho de Hórus recomposto parte por parte recobrou a sua função, portanto também teria o poder de restaurar a saúde de quem a usasse. Mas, caso não se formulasse o remédio com todas as 64 frações (refazendo assim o Uedjat = o Olho de Hórus), o que faltasse deveria ser necessariamente completado com a ajuda e invocação da ação mágica do deus Toth - conceito que corresponde nada mais nada menos que ao nosso q.s.p. (quantum satis para = o quanto basta para completar o total), utilizado em quase toda composição medicamentosa atual. A partir 200 a.C. Este símbolo também passou a ser utilizado pelos egípcios para representar frações da hekat. A hekat era a unidade de volume egípcia para a medição de grãos e era dividida em 64 partes. A hekat é subdividida em 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/32 e 1/64. Estas frações somam juntas 63/64 faltando 1/64 para completar o "um completo ou inteiro". Cada parte do Olho de Hórus representa uma das frações da hekat - a soma das partes dá aproximadamente 1. Pois: 1/2 + 1/4 + 1/8 + 1/16 + 1/32 + 1/64 = 1 Cada fração representaria um dos sentidos, ou seja, visão, olfato, paladar, tato, audição, e o sexto sentido, que seria o pensamento. A figura mostra, no olho de Hórus, quais são os símbolos de cada fração: 1/2 representa o olfato; 1/4 representa a visão; 1/8 representa o pensamento, que seria a sobrancelha; 1/16 representa a audição; 1/32 representa o paladar; 1/64 representa o tato.” (PLANETA ESOTÉRICO)


Há muito sobre esse símbolo. Espero que tenham gostado.
Comments