
Rorschach, personagem de Watchmen, filme excelente e uma série de HQ sublime, diz:
“Ouvi uma piada uma vez: Um homem vai ao médico, diz que está deprimido. Diz que a vida parece dura e cruel. Conta que se sente só num mundo ameaçador onde o que se anuncia é vago e incerto. O médico diz: ‘O tratamento é simples. O grande palhaço Pagliacci está na cidade, assista ao espetáculo. Isso deve animá-lo.’ O homem se desfaz em lágrimas. E diz: ‘Mas, doutor... Eu sou o Pagliacci.’ Boa piada. Todo mundo ri. Rufam os tambores. Desce o pano.”

E a imagem fala muito do palhaço triste, traduz esse paradoxo: o ícone da alegria transbordando tristeza. E isso não parece ser exceção. Alguns humoristas já declararam sofrer de depressão. Eduardo Sterblish falou que convive há anos com a doença. "Sempre fui deprimido e lido há muito tempo com a depressão. Não tenho vergonha de ser triste. As pessoas são muito felizes e isso me deixa triste. Acho que estando triste você calcula mais. O ser humano lida mal com a dor, mas a dor não é ruim", disse. "Sempre fui muito melancólico, bobo. Faço análise há muito tempo, mas a boa análise, na qual parei de mentir para mim mesmo, faço há um ano. Entregar-se à tristeza é perigoso. Ela tem que te ajudar. Reverti isso na minha criatividade", completou. Heloísa Périssé também declarou sofrer do mesmo mal, "Toda situação de comédia tem um fundo de angústia, de tristeza e de uma coisa mal resolvida", disse Perissé. O carismático Jim Carrey faz parte do grupo: “"Há picos e vales, mas eles são sempre escavados e suavizados para que você sinta um permanente desespero e fique sem respostas, mesmo que consiga viver bem. Você consegue sorrir quando está no trabalho, mas continua em um baixo nível de aflição” afirmou o comediante. E Robin Willians, com ele foi fatal. O Iron Maiden o homenageou no álbum “Book of Souls” com a faixa “Tears of a clown”, você pode ver o clipe legendado em português aqui. E Robin nos fez rir tanto com seus filmes brilhantes, ah, e chorar também.

Um dos maiores gênios da Tv brasileira, Chico Anysio, declarou sofrer de depressão durante muitos anos, porém passou por tratamento psiquiátrico durante quase duas décadas e meia, há uma entrevista dele muito interessante, você pode conferir aqui. O humorista Chico Anysio afirmou que sofre de depressão e disse que, se não fosse o tratamento psiquiátrico, não teria feito nem 20% do que fez em sua vida, “Ir ao psiquiatra não significa que ele é doido. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. A depressão é uma coisa, a loucura é outra, com tratamentos diferentes”. Sobre a depressão, Chico foi enfático: “a depressão é um demônio, é como um gás letal, ela entra e a pessoa não sente que está deprimida. Os outros descobrem que ela está e ela tem que ir a um médico”. Ah, Chico dublou o velhinho Carl Fredricksen na animação da Disney/Pixar, "Up - Altas aventuras"


Seja você palhaço ou não, observe essa doença silenciosa, caso ela pegue você, não hesite em buscar ajuda, não seja orgulhoso, lute com garra para vencer.
Abraço a vocês,
Paz
Commentaires