
Geralmente, depois do vocalista, o músico que possui mais destaque é o guitarrista solo, vide Joe Perry do Aerosmith, Slash do Guns N' Roses (tanto que houve troca de guitarrista base e muitos nem notaram), e Angus Young do AC/DC, não, você não leu errado. Bom, esse texto objetiva falar um pouco dessa figura injustiçada, um dos melhores guitarristas base do Rock.


Você pode não gostar de Rock, todavia decerto você conhece AC/DC. A banda contribuiu para a trilha sonora do filme Iron Man 2.



Inclusive proporcionou que a banda fizesse outro clipe para um clássico, dá pra conferir aqui
A banda surgiu em 1973 na Austrália, foi fundada pelos irmãos escoceses, Malcolm Young e Angus Young. O nome banda já foi alvo de especulação, que seria uma alusão ao satanismo, a sigla significaria “Antichrist/Devil's Children”.
No documentário produzido pelo programa Behind The Music a banda explica que precisava de um nome para sua primeira apresentação, os irmãos estavam nesta busca há várias semanas. Ao olhar para máquina de costura da irmã Margaret Young os Youngs observaram as iniciais "AC/DC". Os irmãos sentiram que esse nome simbolizava a energia da banda, um som puro, sem efeitos e o amor deles pela música. "AC/DC" é uma abreviação que significa "corrente alternada/corrente contínua". No documentário produzido pelo programa Behind The Music Malcolm Young revela que pensou mudar o nome da banda após um taxista local afirmar que existia uma gíria relacionada ao nome. O significado de AC DC na gíria da língua inglesa é gilete ou de forma não chula, bissexual. "AC/DC" é pronunciado uma letra por vez, embora a banda seja conhecida popularmente pela pronúncia "Acca Dacca" na Austrália. Fonte aqui

A banda se consagrou ao abrir shows para bandas já famosas na época como Black Sabbath, Aerosmith, Kiss, Styx e Blue Öyster Cult.
Sempre o membro mais divulgado foi Angus Young, o guitarrista solo, que chama atenção por seu traje colegial e sua performance peculiar. Inclusive propiciou uma paródia do saudoso grupo Trapalhões, que você pode conferir um Pequeno clip retirado do filme "Os Trapalhões no Reino da Fantasia"

Angus sempre figurou nas listas de melhores guitarristas. E seu irmão? Bom, esquecido, para não falar menosprezado, alguns achavam que ele não sabia tocar direito, não a ponto de executar solos. Ledo engano, afinal Angus declarou que Malcolm era capaz de solar melhor. Confere essa declaração:
"Malcolm é realmente subestimado. Ele faz a banda soar tão completa, e eu não poderia querer um guitarrista-base melhor. Às vezes olho pra Malcolm enquanto ele toca e fico de queixo caído pela sua força e poder, ele está fazendo algo muito mais único do que eu faço - com aquele seu som cru e natural. Pessoas como Malcolm, Steve Cropper, Chuck Berry e Keith Richards - eles tocam melhor que o resto de nós. Não posso negar que Eric Clapton e Eddie Van Halen influenciaram um monte de gente, mas pra mim esta coisa do ritmo é mais impressionante e importante para uma banda. Malcolm é uma grande inspiração pra mim; ele me mantém com os pés no chão. Mesmo quando estou cansado de correr pelo palco por duas horas, olho pra ver o que ele está fazendo e ele me dá aquele pontapé que eu às vezes preciso (risos). E também, ele pode me dizer se estou tocando bem ou não. Mal (Malcolm Young) é muito crítico, e eu sei que se conseguir agradá-lo, conseguirei agradar o mundo inteiro. Muitos dizem 'AC/DC - é a banda com aquele cara baixinho que fica correndo em uniforme escolar!'. Mas eu não seria capaz de fazer o que faço sem o Malcolm e os outros caras detonando no ritmo. Eles me fazem parecer bom. Mal (Malcolm Young) é de fato um guitarrista completo. Sei que sempre consta 'guitarra base' na contracapa dos álbuns, mas se ele sentar pra fazer um solo fará algo melhor que eu. Não foram muitas pessoas que perceberam isto, mas no começo ele solos. Até que um dia ele me disse 'Não, você fará os solos. Eu ficarei agitando aqui atrás. E mais que isto, ele sabe de fato como fazer a base. Mas ele não toca qualquer coisa; ele trabalha nas músicas e sabe quando deve ou não tocar".
Malcolm sempre prezou pela simplicidade. Seus riffs não são difíceis de reproduzir, porém grudam na mente. Seu equipamento era basicamente sua guitarra e caixa de som, não usava pedais, assim como seu irmão Angus. Em uma entrevista concedida ao Guitar.com em 2000, o técnico de guitarras do AC/DC, Geoff Banks, falou sobre os equipamentos que Malcolm utilizava. Confira alguns trechos abaixo:
Sobre a Guitarra

“A guitarra não foi pintada, nem teve acabamento. Ela tem uma finíssima camada de verniz incolor para inibir o desgaste da madeira. Então não sabemos se é uma Roc Jet ou Jet Firebird. A guitarra tem um captador stock original, na ponte. É um captador Gretsch Filtertron do começo dos anos 60. Ela tem um “master volume”, um controle de volume, e um controle de “tone”. Ele só diminui o volume quando ele precisa limpar o “tone” no começo de uma música”. Ele chamava sua guitarra de The Beast -"A Besta".
Cordas e Palhetas
“Ele usa cordas com bitolas grossas da Gibson, de calibres de .012 até .056. Para o Mal, nós usamos um A/B b box de 4 vias por ele estoura muitas cordas. Ele toca com uma palheta heavy da Fender, e ele basicamente as joga fora. Ele usa cerca de 40 ou 50 palhetas numa noite, às vezes ele estoura a corda A ou D, normalmente a D. Então sempre temos 3 guitarras de backup plugadas e prontas para funcionar”.
Amplificadores
“No estúdio usamos um antigo – do fim dos anos 60, começo dos 70 – Marshall Super Bass de 100 watts. Usamos um cabeçote e uma caixa de som Marshall 4×12 com alto-falantes Vintage da Celestion 30”
“Na estrada ele tem um mínimo de oito caixas de som da Marshall, com os cabeçotes de 400 watt. Se você olhar a banda de frente no palco, as quatro caixas de som na parte de cima, do lado de Angus são de Angus, e as quatro na parte de baixo são do Malcolm. No lado do Malcolm, as quatro caixas em cima são dele, e as embaixo são de Angus. Então ele tem um monitoramento cruzado no palco. Pra qualquer lado que eles forem, eles podem se ouvir”.
Pedais e Efeitos
“Não, ele não usa. Ele tem um sistema Samson wireless assim como Angus”
Malcolm era responsável por todas as letras da banda, juntamente com seu irmão e o vocalista Brian Jonhson (e Bon Scott). Malcolm foi o responsável pela maioria dos riffs do AC/DC e pela sua amplitude musical. Em 2014 Malcolm Young afastou-se da banda por estar sofrendo de demência. Morreu a 18 de novembro de 2017, aos 64 anos. Segundo informações da ABC, a icônica guitarra de Malcolm (apelidada de “the beast”, ou “a fera”, em tradução livre para o português), foi colocada em cima do caixão durante a cerimônia. O funeral foi seguido de um enterro privado. A família pediu que, para homenagear Malcolm, os fãs substituíssem o tradicional gesto de enviar flores por doações ao Exército da Salvação. E ficou eternizado como um dos maiores guitarristas do rock.

Caralho, Pedro, mandou muito bem! Falar de AC/DC é falar de uma das bandas mais icônicas do rock 'n roll de todos os tempos, sem dúvida, e o Malcom tem seu lugar entre os nomes dos grandes guitarristas que deixaram seu legado, a sua contribuição para a construção da história do rock. Parabéns!!!